Leis do Movimento. (1ª Parte)

Olá a todos, neste artigo irei apresentar-vos algumas das principais equações da dinâmica no movimento rectilíneo uniforme.

Imaginemos uma aranha uma parede de uma casa. Como a poderíamos localizar?

aranha

Para responder a está pergunta os físicos utilizam um mecanismo matemático chamado referencial. Ora veja…

aranha(r)

Este referencial tem origem no canto inferior esquerdo da janela, e podemos ver que a aranha se encontra na posição (3,1)

Agora imaginemos que a aranha  começa a deslocar-se, a uma velocidade constante , até que ao fim de algum tempo para. Como podemos saber a sua nova posição?

aranha(velocidade)

Sabemos que a velocidade é dada por:

\vec{v_{m}} = \frac{\vec{r}-\vec{r_{0}}}{{\Delta}{t}} ; reescrevendo a formula em ordem a \vec{r}

\vec{r} = \vec{r_{0}} + \vec{v_{m}}{\Delta}{t} ; no limite \vec{v_{m}} = \vec{v} e {\Delta}{t} = t

\vec{r} = \vec{r_{0}} + \vec{v}{t}

Assim chegamos à equação que nós permite responder a esse pergunta.

Por exemplo: Admitamos que a aranha se encontra na na posição (3,1) segundo o referencial de cima, e se deslocou durante 5 segundos com uma velocidade constante de \vec{v} =3 \vec{\imath} +3\vec{\jmath}

Substituindo os valores na equação(para cada coordena) temos;

\vec{x} = \vec{x_{0}} + \vec{v_{x}}{t}\Rightarrow

x = 3 + {3}\times{5}\Leftrightarrow x = 18

\vec{y} = \vec{y_{0}} + \vec{v_{y}}{t}\Rightarrow

y = 1 + {3}\times{5}\Leftrightarrow y = 16

A  aranha irá encontrarsse na posição (18,16)

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